quinta-feira, 19 de março de 2009

Será o fim do Capitalismo? Claro que não....

O que parece que está ocorrendo aqui é uma mudança de fase do capitalismo. Os ideais neoliberais da era Reagan da desregulamentação dos mercados está precisando de ajustes, pois a globalização sem lei está a um alcance além da supervisão das autoridades devidas das nações envolvidas. Isso ocorre porque não cabe apenas uma ou outra nação vigiar o fluxo financeiro mundial, a verdade que estes acontecimentos darão vida eventualmente a um órgão mundial fiscalizatório. O efeito borboleta é muito grande e perigoso para só um vigia ficar patrulhando. Estamos presenciando um organismo sócioeconÔmico vivo ajustando-se as novas realidades do mercado, talvez seja a dor da destruição criativa de schumpeter acontecendo nas devidas proporções.


Abraços,

jr

segunda-feira, 16 de março de 2009

O que é custo?

Pessoal

Este post de hoje está em inglês, pois foi o fruto de um trabalho do mestrado. Isto poderá ocorrer novamente, pois inglês é a língua da globalização.


Cost is a very important factor to understand how to run a business and what does cost really represent. The first thing about cost is to comprehend what is the company's target, the time frame of the returns invested, the technology involved and the resources necessary to create the product/service. Once all the data is entered and analyzed, a firms has to adapt the process to the many different economic scenarios of that specific deadline. Said that, I would like to ask why so many enterprises don't utilize this cycle? Why practice is different from theory? Because in the end, a human being is behind it, and that means previous experiences, prejudices, and the importance of maintaining a good image (narcissism) are added to the cycle. Because laying of hundreds or thousand of jobs appears to demonstrate a pseudism of control of the company, its really a great show. Cost is also used as a tool to compensate the lack of strategy and core concepts of a entrepreneur endeavor. Well, what do you all think?

domingo, 15 de março de 2009


O homem é aquilo que acredita, será que realmente somos assim? Mero homos economicus sem consciência crítica e sem ética, eis o homo sapiens moderno. Are you satisfied???

Será que a culpa é só de Madoff?

Pessoal

Apesar da sentença para o Sr. Madoff poder chegar à 150 anos, será que a responsabilidade é só dele? O meu ponto não é só o crime, que obviamente ele precisa responder por tal ofença, mas será que as vítimas são tão inocentes assim? Lembrem-se que o Sr. Madoff tinha um clube exclusivo de investimento e que seus clientes tinham que passar por uma rigorosa seleção para adentrar, e garanto que a maioria tinha alguma experiência no mercado de renda variáveis. Aonde eu quero chegar? Simples, a ganância dos ex clientes não deixou os mesmos verem a irracionalidade dos retornos oferecidos, pois oscilação é a regra nesses mercados e qualquer coisa diferente de estar no mínimo errado. Então senhores, quem é o culpado????

sábado, 7 de março de 2009

O que fazer com o cronos que nos devora?

Senhores

Já pararam para pensar em como é importante perseverar para alcançar um objetivo? Quantas e quantas vezes tomamos decisões precocemente por falta de paciência ou por impulso. A fé que me refiro está mais ligada a ter uma mente positiva do que uma doutrina religiosa. É preciso buscar o melhor de cada situação, pois se agirmos o contrário, acabamos vendo o pior das coisas com o as piores consequências. O mais difícil e o mais desejado anseios humanos é prever o futuro, investe-se rios de dinheiro em fórmulas matemáticas, planos astrológicos e outras ciências ocultas só para saber o que vem no amanhã. A verdade que o amanhã é fruto do que sabemos do passado e do que fazemos no presente, o resto é de responsabildade da harmonia do mundo e suas incertezas, então, bons fundamentos e bons pensamentos não determinam o futuro, mas pelo menos influencia o caos para gerar talvez o cosmos desejado.

Quem sabe?