domingo, 19 de abril de 2009

Ganância

Do douto que dizia "there is no free lunch", é bom ter uma perpectiva do que vem a ser a ganância. Desfrutem.


abaixo está o link:

Milton Friedman - GREED

Fonte: www.youtube.com

domingo, 12 de abril de 2009

Viver? O livre arbítrio do nosso dia a dia

O Grande poetinha já dizia que viver é a arte do encontro embora haja tanto desencontro na vida. Fazer a coisa certa hoje em dia é a coisa mais difícil deste mundo e para desfazê-la é mais fácil que empurrar um bêbado de ladeira abaixo. Então, o que fazer? Talvez este seja o maior mistério dos mistérios. Peter Senge diz que não há uma resposta fácil para as verdadeiras perguntas e ele está certo. O importante desta vida é viver, é abraçar todas as vitórias e chorar e aprender com as derrotas (que são mais constantes). Que os erros sejam fomentações de sabedorias através de experiências e observações e que cada ação seja fruto da verdade de cada um e não um canto das sereias, que a gente assuma o papel de filhos de Deus e tomem responsabilidade de nossos atos e que tenhamos coragem de construir nosso futuro com um tijolo de cada vez. Este é o verdadeiro significado da páscoa, o descobrir o Deus vivo que está dentro de nós e lembremo-nos do grande provérbio chinês que dizia: Toda grande caminhada começa com o primeiro passo.

Uma feliz páscoa para todos.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Agency cost: O problema de fazer a coisa certa

Como diria o matuto, vamos começar pelo começo. O que é agency cost? Leiam a definição abaixo:

A type of internal cost that arises from, or must be paid to, an agent acting on behalf of a principal. Agency costs arise because of core problems such as conflicts of interest between shareholders and management. Shareholders wish for management to run the company in a way that increases shareholder value. But management may wish to grow the company in ways that maximize their personal power and wealth that may not be in the best interests of shareholders.

Investopedia Says:
Some common examples of the principal-agent relationship include: management (agent) and shareholders (principal), or politicians (agent) and voters (principal).

Agency costs are inevitable within an organization whenever the principals are not completely in charge; the costs can usually be best spent on providing proper material incentives (such as performance bonuses and stock options) and moral incentives for agents to properly execute their duties, thereby aligning the interests of principals (owners) and agents.

Fonte:http://www.answers.com/topic/agency-costs

Como se pode ver, agency cost faz parte do dia a dia de qualquer organização, inclusive a familiar. O problema de tudo isso é o fator dinheiro. Wall Street está cheio desta ação por todos os cantos, desde a eleição do novo CEO até doeções de grandes instituições para manter o lobby fazendo pressão sobre os governantes (mesmo que seja direta ou indiretamente). O agency cost nos EUA é tão grande que muitas empresas mudaram o foco do negócio, invés tomar ações para manter uma vantagem competitiva perene, hoje em dia o foco é fazer a empresa aparecer pseudamente forte para vendê-la no mercado para outras empresas. Isso força resultados de curto prazo (geralmente não sustentável) para receber os lucros da venda (em ações da empresa compradora ou cash mesmo). E o ciclo de vida da organização? E os impactos negativos dessas ações (perda de empregos por causa de fusões e aquisições)? Qual a razão da existêcia da organização (mero investimento rápido)? Obviamente que as aspirações do passado se perderam no caminho e talvez o conceito de organização empresarial precisa ser revisto.

Alea jacta est!!!!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Marketing é diferente de Vendas?

Observo que várias empresas costumam unificar o departamento de marketing e vendas como sendo uma coisa só. Acho isso errado. Apesar de serem interdependentes, vale ressaltar que todos os departamentos estão conectados entre si, são funções independentes. A função principal do marketing em termos gerais é captar, interpretar as informações do mercado (isso inclui: fornecedores, clientes, concorrentes, governo, dados de outros países etc) e juntamente com as informações internas gerar um planejamento e ações táticas para alcançar as metas organizacionais. O departamento de vendas é uma espécie de termômetro das ações do marketing, é dela que o marketing recebe o feedback necessário para fazer o ajuste pontual. Acho que quando os dois departamentos estão unificados as vezes as pressões das vendas podem forçar o marketing a focar resultados a curto prazo (imediatismo de Wall Street como gosto de chamar). Portanto gestores, pense bem antes de começar a cortar custos.